O que é Transformação Digital?

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O que é Transformação Digital?

Transformação digital é a adoção estratégica de tecnologias digitais. É usado para melhorar processos e produtividade, oferecer melhores experiências de clientes e funcionários, gerenciar riscos de negócios e controlar custos. A transformação digital representa inúmeras ferramentas, soluções e processos. Uma estratégia eficaz é aquela que é personalizada para cada organização única.

Para permanecer competitiva no cenário empresarial moderno, a transformação digital é uma necessidade. Poucas organizações podem resistir ao teste do tempo sem um plano para adotar estrategicamente tecnologias benéficas, como um espaço de trabalho digital .

Por que a transformação digital é importante?

Manter-se competitivo em um mercado global em constante mudança depende da capacidade de uma organização de se adaptar rapidamente através da adoção de novas tecnologias. A IDC estima que os gastos mundiais em tecnologias e serviços que permitem a transformação digital atingirão quase US $ 2 trilhões em 2022  . As organizações que adotam a transformação digital estão focadas em envolver seus clientes em experiências agradáveis ​​em vários canais. Aqueles que não correm o risco de ficar para trás.

A transformação digital desempenha um papel fundamental em:

  • Experiência do cliente: hoje, os consumidores têm mais opções do que nunca. O que significa que as apostas são altas para as empresas não apenas oferecerem produtos ou serviços inovadores, mas também interações e experiências significativas que encantam os clientes e promovem a lealdade à marca. Pense em quantas opções você tem para entrega de alimentos atualmente. Os motivos pelos quais você pode escolher um sobre o outro podem estar diretamente ligados à transformação digital de uma empresa, seja um aplicativo fácil de usar, uma transação perfeita, bom atendimento ao cliente ou entrega rápida.
  • Experiência do funcionário: não se trata apenas de fornecer à sua força de trabalho os aplicativos e dispositivos mais recentes – é criar uma experiência simples, moderna e mais gratificante para o seu bem mais valioso: seus funcionários. A pesquisa mostrou que as empresas que investem na experiência dos funcionários têm uma força de trabalho mais produtiva e comprometida, o que se traduz em uma melhor experiência do cliente. A transformação digital pode ajudar as organizações a fornecer não apenas as ferramentas que as pessoas precisam, mas também acesso instantâneo a tudo o que precisam, de qualquer lugar
  • Otimização de processos: a capacidade de uma organização de oferecer ótimas experiências para funcionários e clientes depende de sua capacidade de operar perfeitamente no back-end. Fluxos de trabalho simplificados, processos digitais e tarefas automatizadas são todas as maneiras pelas quais as organizações podem criar eficiências.  
  • Digitalização do produto: refere-se ao uso da tecnologia para aprimorar um produto ou serviço, como dispositivos conectados inteligentes ou ativados por voz. A transformação digital não apenas ajuda as empresas a permanecer na vanguarda da tecnologia, mas também cria uma infraestrutura ágil necessária para inovar e se adaptar constantemente às mudanças rápidas e às demandas dos consumidores.

Quem é responsável pela transformação digital?

O C-Suite capacita a transformação digital

Nos primeiros dias, os projetos de transformação digital costumavam ser vistos apenas como uma iniciativa de TI. Mas agora, transformação digital é realmente sinônimo de transformação comercial. Demonstrar isso é imprescindível ao obter participação da liderança em qualquer iniciativa de transformação digital. Também é importante mostrar como um investimento em tecnologia afetará diretamente os resultados.

TI e RH lideram a transformação digital

A transformação digital forçou a TI a sair da mentalidade de quebrar / consertar e, em vez disso, tornar-se um parceiro comercial estratégico responsável por facilitar as mudanças em toda a organização. E com as experiências de clientes e funcionários tão intimamente interligadas, a TI e o RH agora compartilham uma participação conjunta na transformação digital de uma empresa.

Não se trata mais apenas de fornecer a tecnologia mais recente. Trata-se de garantir que a tecnologia torne o trabalho mais eficiente e significativo, para que a empresa possa atrair as pessoas de que precisa, mantê-las envolvidas e melhorar os resultados dos negócios  .

De acordo com um relatório da Economist Intelligence Unit, números quase idênticos de executivos de TI e RH (74% e 75%, respectivamente) se sentem pessoalmente responsáveis ​​por melhorar a experiência dos funcionários. Os CIOs e CHROs devem trabalhar em estreita colaboração para garantir que as tecnologias existentes atendam completamente às necessidades das pessoas, ao mesmo tempo em que aderem às políticas de RH e de segurança. Isso requer objetivos compartilhados, processos de planejamento, conjuntos de habilidades multifuncionais e novos KPIs  .

Funcionários informam transformação digital

Embora a TI e o RH compartilhem a responsabilidade de planejar e implantar a experiência dos funcionários e as iniciativas de transformação digital, é importante que sejam claros sobre as necessidades e desejos dos funcionários. Uma maneira de fazer isso é conduzindo pesquisas regulares com funcionários ou grupos focais continuamente.

Como é uma estratégia de transformação digital bem-sucedida?

As histórias de sucesso da transformação digital são de todas as formas e tamanhos em todos os setores. Um dos exemplos mais conhecidos é o Netflix. O maior concorrente da empresa, Blockbuster, não estava preparado para seu novo rival digital. A empresa levou sete anos para estabelecer suas próprias ofertas de serviços de DVD por correio. E durante esse tempo, a Netflix já estava oferecendo streaming digital. A velocidade com que a Netflix foi capaz de oferecer novas soluções digitais a seus clientes foi um ingrediente essencial para o sucesso duradouro da empresa.

No espaço de varejo, marcas nacionais como Walmart e Target adotaram estratégias de transformação digital para ampliar seu alcance on-line e competir com outro gigante da revolução digital, a Amazon. O Walmart e a Target foram capazes de alavancar suas lojas físicas tradicionais como pontos de coleta e remessa convenientes para os clientes que preferem fazer compras on-line. Essas marcas agora operam operações maciças de comércio eletrônico que não apenas complementam a receita dos compradores nas lojas, mas também ampliam o alcance de cada marca em áreas com menos concorrência.

Até instituições educacionais estão se transformando digitalmente para oferecer experiências de aprendizado mais flexíveis. A Universidade de Indiana , por exemplo, substituiu seus antigos laboratórios de informática por um ambiente virtual moderno, no qual os alunos podem acessar aplicativos educacionais de qualquer lugar.

Benefícios de uma estratégia de transformação digital bem-sucedida

O que é transformação digital?  Exemplo de resultados de uma estratégia bem-sucedida.
  • Maior mobilidade: os clientes não apenas passam várias horas por dia em dispositivos móveis, mas os funcionários estão ligados a smartphones, tablets e laptops. As empresas ágeis precisam  de soluções móveis  que proporcionem a mesma experiência que as pessoas têm no escritório. Muitos projetos de transformação digital consideram a mobilidade um tema central. Ampliar as experiências do usuário final para incluir plataformas móveis é essencial para a empresa moderna. Em todos os setores, as empresas aproveitam os  recursos móveis para aumentar a produtividade , aumentar a eficiência operacional e melhorar as taxas de satisfação.
  • Segurança de dados: projetos eficazes de transformação digital podem apoiar o compromisso de uma organização  com a segurança de dados , especialmente em uma era de dispositivos conectados e big data. Levando em consideração quaisquer responsabilidades relevantes de soberania de dados, as partes interessadas devem estar atentas quanto à proteção das informações do usuário, especialmente quando confiadas a grandes quantidades de informações confidenciais. Globalmente, as empresas podem estar sujeitas a várias leis internacionais de privacidade. Isso deve se refletir em qualquer estratégia de transformação.
  • Experiência aprimorada do usuário: as empresas estão começando a adotar novas tecnologias não apenas por sua funcionalidade, mas também por sua capacidade de  aumentar a produtividade do trabalhador  por meio de interfaces mais simples e interações mais intuitivas. Aplicativos corporativos com interfaces de usuário complicadas podem dificultar o trabalho dos funcionários, mesmo que o back-end seja eficiente.

Quais são os desafios comuns da transformação digital?

Falha em liderar com uma estratégia

A transformação digital não é um projeto único. É um processo contínuo que deve ser constantemente nutrido e evoluído. A implementação da tecnologia sem considerar como ela se encaixa no cenário geral pode criar mais desafios do que benefícios. A transformação digital deve começar com uma visão, e qualquer projeto deve resultar dessa visão. Ao pensar em sua visão, é essencial ter em mente as metas e objetivos de negócios e como uma estratégia de transformação digital pode apoiá-los.

Falta de participação da liderança

Qualquer transformação comercial, digital ou não, é mais provável que tenha sucesso quando a liderança estiver envolvida. E é mais provável que a liderança se envolva em iniciativas diretamente alinhadas à estratégia de negócios. Ao propor qualquer novo projeto, é importante demonstrar como ele suporta os negócios e afetará os resultados. Com o comprometimento da liderança garantido, você pode evitar quaisquer desafios orçamentários que afetem seu projeto.   

Planejando em um silo

Enquanto no passado, a TI era a única responsável pela transformação digital, esse não é mais o caso. Tornou-se um esforço multifuncional em toda a organização e, como tal, líderes e funcionários precisam estar envolvidos.

Quando os líderes implementam uma nova peça de tecnologia sem envolver as pessoas que realmente usam a solução diariamente, correm o risco de investir em uma ferramenta que não atende às necessidades da empresa. Os líderes exigem insights sobre as experiências do usuário final para garantir que a solução funcione corretamente e não apresente novos desafios.

Durante os estágios iniciais de um novo investimento, os tomadores de decisão devem perguntar aos funcionários sobre suas experiências com o sistema existente e obter informações sobre como o processo pode ser aprimorado. Então, durante a implementação da nova solução, as partes interessadas devem continuar solicitando feedback das pessoas que usam ativamente a tecnologia. Com o tempo, os insights obtidos com esse loop de feedback ajudarão a transformações adicionais, contribuindo para um ciclo de melhoria contínua.